fbpx
aprenda a rastrear

Avaliação do aplicativo Lost Android – Controle & encontre o seu celular perdido de forma remota e grátis.

Nossa avaliação:

Se você colocar a mão no bolso e não encontrar o seu celular, você imediatamente tem uma sensação horrível. Hoje em dia, os nossos celulares não apenas possuem informações sensíveis sobre a nossa vida, como os dados bancários, mas também possuem itens de valor pessoal, como fotos da família e vídeos de feriados e viagens.

O Lost Android é um aplicativo grátis e poderoso que funciona tanto para os usuários mais casuais, como também para os mais intensos. Por meio de uma interface simples, mas rica em funcionalidades, os usuários podem facilmente monitorar, controlar e, se for o caso, recuperar um celular Android perdido (seu Samsung, LG, Motorola, HTC, entre outros). A versão grátis do aplicativo já deve ser suficiente para a maioria dos usuários, mas uma versão premium com funções adicionais também é disponibilizada.

O Lost android precisa ser instalado antes de você perder o seu celular

Uma coisa deve ficar bem clara desde o início: você deve instalar e abrir o aplicativo Lost Android pelo menos uma vez, antes que ele possa auxiliá-lo na recuperação do seu dispositivo perdido. Isso permitirá que o aplicativo registre sua conta Google, o que é obrigatório para utilizar qualquer uma das funções disponibilizadas por ele.

Se você já perdeu o seu celular, encontrá-lo por meio de um aplicativo será praticamente impossível. Por outro lado, se você já tiver feito os passos acima mencionados, você poderá acessar o aplicativo simplesmente fazendo o seu login na sua conta Google. Assim, você não precisará se lembrar de mais senhas (outros aplicativos requerem que você crie uma senha específica para acessá-los, o que é terrivelmente inconveniente, especialmente quando você perde o seu celular).

Eu não tinha esse aplicativo instalado antes de perder o meu celular

Se você já perdeu o seu celular e ainda NÃO havia instalado um aplicativo de rastreamento nele, como o “Lost Android”, sua melhor opção é tentar o Gerenciador de dispositivos Android. Ele também foi feito para encontrar o seu celular após tê-lo perdido.

Essencialmente, o Lost Android é um serviço que permite que você monitore remotamente – ou seja, rastreie a localização atual – e controle seu celular como, por exemplo, acessar suas mensagens e seus arquivos. Isso pode ser feito com uma combinação de dois fatores: um aplicativo e a interface disponível no site AndroidLost.com.

Existem várias funções para cobrirmos, incluindo a opção de ler mensagens remotamente e, até mesmo, a habilidade de enviar comandos remotos via SMS. Algumas delas, como iniciar um outro aplicativo, são da versão premium, ou seja, são pagos.

Posso utilizar esse app para ler as mensagens da minha namorada remotamente?

Tecnicamente, o Lost Android pode ser utilizado para ler as mensagens de forma remota, já que você pode realizar o backup delas e, depois, ler a sua caixa de SMS, assim como ter acesso a qualquer dado do seu celular. No entanto, essa função deveria ser apenas utilizada para ler as suas próprias mensagens.

Por exemplo, você pode ter perdido se celular, mas querer recuperar uma mensagem importante enviada pelo seu chefe. Desse modo, o Lost Android pode ajudá-lo a recuperar anotações e mensagens importantes de forma remota.

Utilizar o aplicativo para espionar seu parceiro(a) não é recomendado. Primeiro e mais importante, não é uma prática legal na maioria dos países. Segundo, você precisaria ter acesso físico ao aparelho dela, desbloqueá-lo, registrar o aplicativo e, por último, operá-lo via uma interface na internet. Por último, em dispositivos Android novos, você não consegue esconder os controles de mensagens de texto.

Eu posso utilizar esse app para ler as mensagens da minha namorada de forma remota?

Tecnicamente, o Lost Android pode ser utilizado para ler mensagens de forma remota porque você pode realizar um backup delas e ler os seus SMS, assim como obter acesso a qualquer dado ou arquivo no seu celular. No entanto, essa função deveria ser utilizada apenas para ler as suas próprias mensagens.

Por exemplo, você pode ter perdido o seu celular, mas deseja recuperar uma mensagem importante que o seu chefe havia enviado. Desse modo, o Lost Android pode ajudar a recuperar mensagens importantes de forma remota.

Usar o aplicativo para espionar sua namorada não é recomendável. Primeiramente, na maioria dos países, isso é ilegal. Além disso, você precisaria ter acesso ao celular dela, desbolqueá-lo, registrar a conta dela no aplicativo e, por último, operá-lo de uma interface na internet. É importante ressaltar que em dispositivos Android mais recentes é impossível esconder os controles das mensagens de texto.

Para celulares com Android 2.2 ou superior

O aplicativo é compatível com a maioria dos modelos de celular que rodam o Android 2.2 ou superior, o que significa que existe uma boa chance de que ele funcione no seu celular também. A maioria das funções está disponível para todos os aparelhos, mas, algumas delas são limitadas a celulares com processo de root (celulares desbloqueados, como os que sofrem jailbreak), a exemplo da habilidade de reiniciar ou desligar o aparelho remotamente.

Fora disso, não há restrições sobre quem pode utilizar o aplicativo. A maioria dos controles estão localizados na interface online, o que é bem simples, como você verá logo abaixo. Assim, todos os tipos de usuários podem se beneficiar desse aplicativo; seja das funções mais simples para rastrear localização ou das mais avançadas, como acessar o diretório raiz do celular remotamente.

Fácil de instalar e de configurar

Após instalar o Lost Android, inciá-lo irá fazer com que a sua conta Google seja automaticamente registrada, como mencionamos acima. O que você fará em seguida depende exclusivamente do que você pretende fazer com o aplicativo.

Por exemplo, se você gostaria de conseguir limpar todos os dados do seu celular remotamente, você precisará garantir a permissão de administrador ao aplicativo. Isso pode ser facilmente feito clicando no respectivo botão, na interface principal.

Uma coisa que eu adoro nesse aplicativo é que todos os botões e configurações são detalhadamente explicados, tornando os processos extremamente simples de serem entendidos.

Faz com que seja mais difícil para que os criminosos descubram que você está rastreando e monitorando o seu celular roubado

Quando você inicia o aplicativo pela primeira vez e visita a interface disponível na internet, seu celular pode mostrar uma notificação do Gerenciador de Dispositivos Android, à medida que o Lost Android localiza o seu aparelho utilizando a tecnologia GPS

Isso não é exatamente bom, pois se o seu celular tiver sido roubado, o ladrão saberá que você os está rastreando. No entanto, eles podem não conseguir encontrar o aplicativo, dado que ele é camuflado como um aplicativo de “Anotações Pessoais”, conforme você pode ver abaixo.

O aplicativo é camuflado como se fosse de “Anotações Pessoais”, o que dificulta aos ladrões localizá-lo

A única coisa que pode confundir os usuários na interface principal é o menu. Após clicar no ícone dele, no canto superior esquerdo, aparecem três opção na parte inferior da tela. Clicar em cada uma dessas opções o levará a um menu individual, no qual você será capaz definir configurações adicionais e gerenciar o status do aplicativo.

Por exemplo, o menu “Nível de Segurança” mostrará exatamente quais funções você tem à disposição para utilizar e como ativar outras.

Clicar nesses botões permitirá que você saiba mais sobre cada uma dessas funções, assim como irá ativá-las. Achamos o processo intuitivo, já que você não precisa mais pesquisar cada configuração em separado para buscar formas de ativar as que você acha interessante.

Uma interface fantástica que permite que você controle facilmente o seu celular de forma remota

Talvez, essa seja a melhor parte do aplicativo. A interface disponibilizada na Internet é dividida em diversas categorias, como “Controle”, “SMS” e “Logs”. Essas, por sua vez, são novamente divididas em subcategorias que representam os tipos de categorias, como “Segurança” e “Backup”, no menu “Controle”.

Cada uma das opções é detalhadamente explicada de forma que você nunca se sinta perdido sobre o que está acontecendo. A maioria das funcionalidades são incrivelmente fáceis de usar, dado que você apenas necessitará clicar em um botão para ativá-las, a exemplo de ligar, ou de desligar, o som do aparelho.

Controle seu celular, mesmo se a tela estiver quebrada

Se a tela do seu celular Android estiver quebrada, você não conseguirá utilizá-lo até substituí-la por outra, o que, em certos casos, pode ser muito caro.

Com o Lost Android, você será capaz de controlar seu celular sem sequer tocá-lo. Você poderá, inclusive, recuperar os seus arquivos perdidos, já que o aplicativo fornece um navegador de conteúdo, ainda que essa função esteja em caráter experimental e possa, ás vezes, não funcionar.

O que você precisa se lembrar é que o LostAndroid tem que ser instalado antes que ocorra qualquer coisa ao seu celular. Assim, ser proativo irá, potencialmente, salvar seus preciosos arquivos, como aquelas fotos da família.

A interface do site também permitirá que você configure um segundo celular, do qual você será capaz de enviar comandos via SMS para o seu primeiro aparelho. Ao entrar no menu SMS, você simplesmente precisará inserir o número do telefone para que essa função seja ativada.

A partir de então, você será capaz de visualizar uma lista de comandos que podem controlar o seu celular. Por exemplo, enviar uma mensagem com o texto “androidlost alarm 10” irá fazer com que o alarme do dispositivo toque em 10 segundos.

O que vale a pena salientar aqui é que as várias funções que você encontrará na interface do site não funcionarão em todos os dispositivos. Em via de regra, quanto mais velha for a versão do seu Android, mais funções funcionarão.

Controle seu celular mesmo se ele estiver com a tela quebrada

Se o seu celular Android estiver com a tela quebrada, você não será capaz de utilizá-lo até que a conserte, o que em alguns casos pode ser caro.

Com o Lost Android, você será capaz de controlar o seu celular sem sequer tocá-lo. Você poderá, até mesmo, recuperar seus arquivos, dado que o app fornece uma ferramenta para navegar pelo conteúdo do aparelho, ainda que essa seja uma função experimental que nem sempre funciona.

O que você tem que se lembrar é que o Lost Android tem que ser instalado antes que qualquer coisa aconteça com o seu celular. Assim, ser proativo pode potencialmente salvar os seus preciosos arquivos, como as fotos de família.

Encontre o seu celular Android diretamente no Google Maps via Androidlost.com

Isso porque as novas versões são mais seguras e, portanto, algumas funções remotas estarão totalmente bloqueadas ou severamente modificadas. Por exemplo, os comandos SMS funcionarão em todas as versões do Android, mas, a partir da versão 4.4, a mensagem será exibida no celular, ao passo que anteriormente ela poderia ser ocultada.

Lost Android – Sumário. Você deve utilizá-lo?

O Lost Android é, sem dúvidas, um dos melhores aplicativos grátis de controle remoto do seu celular, especialmente para propósitos de segurança, como localizar dispositivos perdidos. Se você não estiver disposto a pagar por um aplicativo tipo Cerberus, o Lost Android é, certamente, capaz de cumprir a missão.

A interface ultrapassada tem um visual feio nos aparelhos mais modernos, mas isso pouco importa nesse tipo de aplicativo. O fato de que a maioria das funções funciona facilmente e são bem detalhadas aos usuário garantem uma experiência com fluidez, o que é difícil de ser encontrado em aplicativos voltados à segurança.

O maior problema é se você não tiver iniciado o aplicativo, pelo menos, uma vez no aparelho antes de perdê-lo. Se isso ocorrer, o app será praticamente inútil. Caso contrário, ele se tornará uma ferramenta pdoerosa que certamente pode ser utilizada para recuperar o seu celular.

Mais que isso, esse aplicativo pode oferecer uma alternativa em algumas situações difíceis. No entanto, não é a resposta para tudo. Por exemplo, você não será capaz de ligar o seu celular, caso o ladrão o delisgue e, portanto, não poderá controlá-lo.

Para aqueles que estão buscando um método simples, mas efetivo de rastrear celulares perdidos ou roubados, o Lost Android é defnitivamente um aplicativo a ser considerado. Ele ainda é grátis e simples o bastante para qualquer pessoa consiga utilizá-lo.

E, enquanto o ADM do Google consegue apenas localizar, bloquear, limpar os dados e fazer tocar o seu celular como em uma chamada, o Lost Android pode monitorar e controlar o seu aparelho de muitas formas diferentes, incluindo tirar fotos e permitir que você inicie aplicativos remotamente.

Aqui está uma comparação básica entre o popular ADM para localizar celulares perdidos e o Lost Android (a lista de funções não é exaustiva):

Gerenciador de dispositivos AndroidLost Android
AtivaçãoEntre na conta Google via ADM após perder o celularPrecisa estar instalado no celular antes de perdê-lo
Pago ou grátisGrátisGrátis
Localiza o celularSimSim
Bloqueia e limpa os dados remotamenteSimSim
Faz o celular tocar (como em uma chamada) remotamenteSimSim
Tira fotos remotamenteNãoSim
Inicia aplicativos remotamenteNãoSim
Inicia o gravador de dom remotamenteNãoSim
Delisa/ reinicia o celular remotamenteNãoSim
*Se o celular tiver sofrido processo de root
Controla via SMSNãoSim
Acessa arquivos remotamenteNãoSim

Algumas funções podem não funcionar e o design pode certamente não ser muito atraente, mas as poderosas ferramentas à sua disposição irão ofuscar essas desvantagens.

Não se preocupe sobre problemas com malware, já que qualquer aplicativo que possa controlar o sistema dessa maneira será apontado como suspeito, por propósitos de segurança.

Adicione um comentário